Vie Mar 29, 2024
29 marzo, 2024

Os políticos brasileiros e o Papa «dos pobres»

O Papa da igreja católica que está visitando o país, aproveita-se da imagem pra lá de suja da chamada classe política brasileira (governantes e parlamentares de todas as esferas) para reforçar a sua, como se representasse o oposto, a imagem da bondade, preferência pelos pobres, honestidade e simpatia.

A imprensa ajuda, é claro. As 15 mil pessoas (de acordo com os próprios órgãos de comunicação) que foram às ruas do centro do Rio para ver a passagem do chefe da igreja católica foram chamadas de "multidão". Representariam a "empolgação" do povo brasileiro com a presença do ilustre visitante.

Será que o Papa merece essa imagem toda que tentam pintar para ele? Não vale a comparação com os políticos, pois qualquer pessoa, ou objeto mesmo, está sendo mais valorizado pelo povo do que eles.

Respeito muito a crença de todas as pessoas, seja qual for a religião que elas professem. Por óbvio, então, respeito os católicos e sua crença. Respeito inclusive a admiração que muitos têm pelo Papa Francisco, e me comove a esperança que identifico em muitas pessoas, de que a igreja católica passe a se preocupar com os pobres e ajude a melhorar o mundo.

Partindo disso, não quero me furtar a fazer uma reflexão que, creio, deveríamos todos fazer. Indo ao ponto, então, será que são justificadas as qualidades atribuídas sumo pontífice?

Vejamos:

A igreja católica, chefiada pelo Papa Francisco, segue sua campanha contra o direito das mulheres de escolherem o aborto como forma de evitar uma gravidez que não queiram ou não possam levar adiante. Defendem a manutenção da criminalização desta prática.

Essa situação leva a que centenas de milhares de mulheres morram todos os anos no mundo, devido a abortos clandestinos e feito sem a devida assistência médica. A amplíssima maioria destas mulheres são pobres. Parte importante da responsabilidade pela morte delas recai, portanto, justamente sobre os ombros da Igreja Católica e o seu Papa Francisco, o Papa dos "pobres".

A ofensiva da igreja católica contra o direito de casamento entre pessoas do mesmo sexo, ao contrário da bondade que o Papa busca encarnar, espalha sofrimento, reforça o preconceito e a discriminação contra uma parcela importante da população do planeta.

São muitas as denuncias, em várias regiões do planeta, da prática da Igreja Católica de proteger, tentar encobrir o crime de pedofilia praticado por agentes seus. A mesma igreja do Papa que diz valorizar tanto as crianças e os jovens…

Para não me estender mais, vale lembrar que o Banco do Vaticano esteve (e ao que tudo indica segue) envolvido em todo tipo de maracutaia no sistema financeiro internacional, enrolado até com organizações criminosas de quem, parece, lavava dinheiro.

Tudo isto posto, será que o Papa Francisco merece mesmo uma distinção tão grande assim, dos políticos brasileiros que são execrados hoje nas ruas?

Más contenido relacionado:

Artículos más leídos: