Em janeiro de 1982 era fundada a Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional, numa época de grandes convulsões da luta de classes – revolução sandinista, no Irã, revolução política na Polônia, vitória do “socialista” Mitterrand na França, crise econômica mundial. Quais motivos levaram um “punhado” de representantes de vários países a se reunir numa conferência e fundar uma nova organização trotskista internacional? Quem participou, quais países, quais foram as principais decisões?


Em 1985 foi realizado o primeiro congresso da LIT, o único que teve a participação de Nahuel Moreno, o fundador da corrente que passaria a ser conhecida como “morenista”. O que disse Moreno neste congresso? Qual avaliação a LIT fazia da conjuntura mundial de então? Como estavam os partidos da LIT pelo mundo?

Em 2010 é realizado o XX Congresso. Quase 30 anos haviam passado desde sua fundação. Neste período a Liga Internacional conheceria períodos importantes de crescimento de seus partidos, que chegou a ter no MAS (Argentina) o maior partido trotskista do mundo, e períodos de muita crise, como a que quase fez a organização desaparecer nos anos 90, período em que a restauração capitalista nos antigos estados operários confundiu a maior parte da esquerda, com a dissolução da antiga URSS. Mas as bases fundacionais da LIT-CI eram sólidas e ela se reconstruiu e hoje numa nova situação mundial, vive um período de desenvolvimento, com partidos que se inserem na realidade viva da luta de classes na América Latina e na Europa e no qual enfrenta grandes e novos desafios.

Toda esta rica história pode ser agora vista em um vídeo, produzido pela equipe de comunicação do PSTU (Brasil) – sob a coordenação de Lu Cândido – que conta em 46 minutos os fatos que levaram à fundação da LIT-QI, sua evolução, seus “altos e baixos” e o resultado desta luta que leva 30 anos, para a construção de uma internacional centralizada democraticamente, com congressos regulares e direção eleita pelos delegados presentes e que tem o objetivo estratégico de reconstruir a Quarta Internacional tal como fora idealizada por Leon Trotsky: o partido mundial da revolução socialista.

Um trailer do vídeo (que você pode assistir aqui) será apresentado no Ato Internacional de comemoração dos 30 anos da LIT-QI, a ser realizado neste 1º de dezembro em Buenos Aires, quando será iniciada a vendagem do vídeo, narrado em duas línguas – português e espanhol.

Não deixe de adquirir sua cópia, que pode ser encontrada nas sedes e com os militantes dos partidos aderentes à LIT-QI em seu país.