A Confederação da Classe Trabalhadora (CCT) condena drasticamente a emenda surgida de um acordo entre Cartes, Lugo e Llano, que vêm atropelando as formas básicas da institucionalidade com o objetivo de impor a reeleição de figuras conhecidas por todos nós, pelos ataques econômicos e repressivos contra o movimento operário e sindical.

Por: Julio López, presidente da CCT

A invasão, por parte da polícia, em uma sede partidária e o assassinato de Rodrigo Quintana é uma ação injustificável, que repudiamos vigorosamente. Exigimos à Promotoria a investigação completa dos fatos para punir exemplarmente os culpados materiais e, especialmente, os que deram a ordem e dirigiram o operativo.

Nossa oposição firme e categórica à emenda não representa nem apoio nem confiança alguma em outros candidatos políticos que tentam tirar proveito da atual conjuntura. Nós os conhecemos e sabemos que tomaram decisões contra os interesses do povo trabalhador quando tiveram a oportunidade. Somos contra porque não se pode tolerar mais nenhum retrocesso no regime político já castigado por Cartes e sua máfia.

Abaixo a Emenda! é a bandeira do momento e deve ondular em todas as mãos, em todas as ruas de nosso país.

Convocamos a todos os sindicatos da CCT a se manifestar contra a imposição da emenda de legalidade duvidosa, por meio do assalto e, sobretudo, a tomar iniciativas, realizando ou acompanhando as mobilizações em todo o país. Convocamos a Plenária de Centrais a chamar um Congresso, porque a atual situação justifica uma Greve Geral, que coloque os trabalhadores na primeira linha nesta luta do povo. Por outro lado, repudiamos a vergonhosa declaração da CUT e a CGT, centrais cartistas que, uma vez mais, evidenciaram sua completa degeneração política e ética.

Instamos, finalmente, a todos os setores do povo trabalhador, especialmente à juventude, que é, indiscutivelmente, a vanguarda deste processo de resistência, a seguir mobilizados em todo o país até jogar este maldito projeto no lixo, que é seu lugar.

Tradução: Kélvia Trentin